sábado, 16 de abril de 2011

Tenha o som do Green Day na sua bateria eletrônica


Módulo TD-9 da Roland com os sons do kit "Tré Cool"

No final do ano passado comecei a fazer aulas de bateria e adquiri uma bateria eletrônica da Roland (site oficial), considerada por muitos a melhor fabricante deste tipo de equipamento no mundo. O modelo escolhido foi a TD-9K. É uma ótima bateria, e veio com diversos sons pré-configurados para os kits (conjunto de peças de uma bateria). Mas eu ainda não estava satisfeito com o kit com configurações de fábrica que eu mais gostava de tocar.

Bateria eletrônica TD-9K

Pesquisando na internet, descobri que uma empresa faz um tipo de ajuste muito interessante para as baterias da Roland: eles configuram as eletrônicas para ficarem com os sons parecidos com baterias acústicas dos melhores fabricantes ou com os instrumentos de bateristas consagrados. Esta empresa se chama V Expressions LTD (clique aqui para o site) e essas configurações são conhecidas  como "Vex Packs" (Pacotes com diversas configurações). Pegamos como exemplo o "Master 50 Expansion Pack". Neste pacote estão incluídos 50 kits dos mais variados bateristas, como Ringo Starr (Beatles), Lars Ulrich (Metallica), Steve Adler (Guns n' Roses), Joey Jordinson (Slipknot), dentre vários outros. E é claro, o kit do Tré Cool também está disponível! Ou seja, quem é proprietário de uma bateria eletrônica da Roland pode ter um kit virtual do Tré e tocar com o som bem próximo do que ouvimos nos álbuns do Green Day. Para isso, é necessário comprar este pacote, que encontra-se por $45 no site.

Só existia um problema: não havia disponível o pacote com o som do Tré para o modelo TD-9. Após entrar em contato com a empresa, solicitei a confecção de um pacote customizado. Neste pacote, pedi a criação do kit do Tré (me custou $25) e inclui outros kits interessantes disponíveis pro modelo da minha bateria, por $1 cada. Neste processo de confecção, tive que enviar uma música do Green Day em mp3 para o cara "tirar o som" e configurar a bateria. Escolhi "Basket Case" e estou satisfeito com o resultado final: o som dos pads e pratos é muito parecido com o que se ouve nas músicas do Dookie.

2 comentários: